top of page

E. E. E. M. Severino Cabral

A Escola Estadual Ensino Médio Inovador Severino Cabral está situada na zona oeste na cidade de Campina Grande (PB), no bairro de Bodocongó. Possuidora de um corpo docente verdadeiramente dedicado as questões relacionadas à aprendizagem de seus alunos, procura formar cidadãos conscientes do seu papel, considerando  a participação da  comunidade escolar como uma ferramenta para se constituir o processo educativo, tornando-se ao longo dos anos uma referência estadual em educação.

Em 1982, foi construído e inaugurado o primeiro prédio da escola, mas funcionando de forma precária, já que oferecia à comunidade apenas as primeiras séries do primeiro e segundo ciclos do ensino fundamental.

Em 1984, foi construído outro prédio para que funcionasse o sistema supletivo. Entretanto, devido às chuvas que provocavam transtornos constantes, o prédio foi interditado pela defesa civil. Assim sendo, o prédio vizinho foi cedido pelos poderes governamentais competentes para dar continuidade aos trabalhos de ensino aprendizagem desenvolvidos nesta comunidade.

Em 1988, foi implantado o terceiro ciclo do ensino fundamental no turno matutino, funcionando concomitantemente ao supletivo.

A existência desses dois prédios distintos onde funcionava a nossa escola desencadeou um processo de unificação estimulado pela comunidade, contudo foi combatido por alguns moradores e autoridades que viam a impossibilidade desta união.

Desde questões de mapeamento das ruas que não poderiam ser modificadas, até mesmo a conveniência pessoal de alguns vizinhos que se sentiam incomodados pelas mudanças que essa junção poderia causar. No entanto, para o bem dos educandos que precisavam de mais espaço físico para seguirem adiante no processo educativo foi, finalmente, aceita a proposta, e os dois prédios hoje formam a Escola Severino Cabral.

No ano de 1992 foi implantado a 1ª série do ensino médio, primeiramente no período diurno e, em 1994, no período noturno, seguindo-se durante os anos a implantação de mais séries do ensino médio. Atualmente a escola faz parte do Programa Ensino Médio Inovador, oferecendo apenas o Ensino Médio, tanto em período integral como regular noturno.

O Público alvo foram turmas de 1º, 2º e 3º do Ensino Médio Inovador, onde mediante aplicação de questionários foi possível verificar que a maioria dos discentes se identifica com a disciplina de Geografia, acham necessário estuda-la, tendo como uma das principais sugestões  a manutenção e melhoria da qualidade das aulas. 

Diante disso, de acordo com o conteúdo curricular no contexto de cada série, a equipe sempre participou das aulas apropriando-se de recursos didáticos e estratégias complementares para se trabalhar os conteúdos.

Projetos Educacionais Desenvolvidos 

Projeto “Histórias em Quadrinhos: utilizando linguagens alternativas no processo de ensino e aprendizagem da Geografia”

Projeto educacional ancorado na categoria geográfica região, que procurou utilizar linguagens alternativas para a (re) construção do conhecimento geográfico numa temática que requer alto nível de abstração, que é o estudo do clima. Na escolha da temática, foi levada em consideração a sequência dos conteúdos curriculares para a série do 1º ano do Ensino Médio, assim como as metas do Subprojeto Geografia no PIBID, que consistem em aproximar as diversas escalas geográficas da escala local.

Estratégias utilizadas no desenvolvimento do projeto:

Exposição e discussão sobre o conceito de bioma, suas implicações e caracterização dos principais biomas brasileiros.

 

Definição junto à turma dos instrumentos de avaliação aplicados para trabalhar à temática. Após as ponderações, ficou decidido que seria através da Produção de Histórias em Quadrinhos – HQs.

Exibição do vídeo Biomas Brasileiros, buscando caracterizar cada bioma, bem como compreender as ações responsáveis pela degradação.

 

Disponível em:

https://www.youtube.com/watch?v=IA6u9PKgnnw

 

Exposição do Filme Rio 2, que retrata a degradação ambiental em Biomas brasileiros.

Disponível em:

http://pibiduepbgeo.wordpress.com/2014/12/14/439/?preview=true&peview_id=439

 

Realização de ciclo de debates sobre os biomas e a Copa do Mundo. Atividade realizada através do mapa do Brasil e da Revista Vestibular + Enem, em que eles fizeram uma produção textual sobre as sedes da Copa do Mundo 2014.

 

Para a Produção das HQ’s, as turmas foram divididas em grupos, cada grupo ficou responsável por algumas sedes da copa do mundo interligando ao Bioma correspondente. Iniciando a Produção das HQ’s.

 

  • Apresentações das HQs de cada grupo, como culminância do projeto desenvolvido.

Produção didático-pedagógica gerada:

Projeto  “Músicas e Escalas Geográficas”

Projeto educacional que teve como objetivos utilizar recursos didáticos nas aulas de Geografia do 3º ano do Ensino Médio, de forma a tornar as aulas mais dinâmicas, assim como explorar as potencialidades dos alunos, estimulando a produção musical, fundamentada na análise geográfica, haja vista o projeto ter sido planejado a partir do diagnóstico da turma e da identificação das suas potencialidades.

Estratégias utilizadas no desenvolvimento do projeto:

1)Exposição das temáticas trabalhadas na vigência do projeto. Discussão e problematização junto à turma.

  • Apresentação e interpretação das músicas “Parabólicamará” e “Cérebro Eletrônico”, de Gilberto Gil; “Globalização”, Tribo de Jah; “Hyperconectiviade” e “Aviso Aos Navegantes”, de Lulu Santos; e “Admirável chip novo”, de Pitty, com suas respectivas letras envolvendo o conteúdo de Globalização, utilizadas com o intuito de despertar nos alunos o posicionamento crítico acerca de aspectos do cotidiano.

 

  • Divisão de grupos na turma para elaboração de músicas, ou paródias sobre o tema.  Iniciação das produções musicais.

 

  • O primeiro grupo apresentou a paródia “A era da internet”, da música “Tempos modernos” (Lulu Santos). Nesta apresentação, o grupo utilizou o violão, e sua produção tratou de redes sociais (Twitter, Facebook e Whatsapp) como meio de interação da sociedade moderna.

 

  • Para a elaboração de sua paródia, o segundo grupo escolheu a música “Ana Júlia” (Los Hermanos) reformulando para “No Facebook”, a qual expunha o dualismo diário entre o tempo reservado a estudar e o tempo gasto na internet. Este também apresentou seu trabalho utilizando violão.

 

  • Por fim, o terceiro grupopreferiu produzir um rap, utilizando o celular e a caixa de som para a reprodução das batidas, agregando-as à letra criada. Seu título foi “As tecnologias”, e sua produção discutia sobre a alienação social por meio do uso excessivo acerca da internet e das novas tecnologias, onde valores acabam por ser invertidos.

Ações Desenvolvidas

  • Mesas Geográficas

As Mesas Geográficas consistiu numa atividade realizada com a turma do 3º ano B, que objetivou abordar temáticas atuais e de importância social, no qual foram divididas equipes e cada uma ficou responsável por apresentar para os demais colegas o assunto, além disso, os grupos poderiam trazer vídeos que complementassem o conteúdo.

O envolvimento por parte dos alunos onde eles eram os protagonistas da aula se deu positivamente.

 

Sexualidade e Homofobia

Sexualidade e Homofobia

Aborto e Maioridade Penal

Aborto e Maioridade Penal

Deficiência e Seca no Mundo

Deficiência e Seca no Mundo

Drogas e Violência

Drogas e Violência

  • Café geográfico

O Café Geográfico é uma dinâmica realizada nas turmas do 1º ano A e C, no final do estudo de alguns conteúdos, na forma de fazer uma revisão de tudo que foi trabalhado durante esse período.

As turmas se envolveram bastante com a atividade, os alunos respondiam com ajuda de outro colega as perguntas sobre as temáticas trabalhadas, sendo foi possível esclarecer dúvidas que ainda restavam.

 

 

Para Finalizar a aula foi servido bolachas e café, para concretizar a proposta do Café Geográfico, como um momento descontração.

  • A utilização de tecnologias no ensino de Geografia em sala de aula: Produção de documentários a partir do celular.

Mediante observações, nota-se que a grande maioria dos alunos, possui algum tipo de contato com as TICs - Tecnologia da Informação e das Comunicações. Neste sentido, a partir da produção textual de como os alunos da 2º ano do Ensino Médio, utilizam seus aparelhos celulares e como poderiam ser útil nas aulas de Geografia, foi lançado um desafio propondo a produção de documentários envolvendo o conteúdo Atmosfera, com o objetivo de permitir-lhes aprender aproveitar as potencialidades dos recursos tecnológicos para a ciência geográfica. 

 

A turma foi dividida em equipes e cada uma ficou responsável por abordar uma temática (Poluição Atmosférica, Aquecimento Global, Fenômenos Climáticos e Seca Mundial). Os alunos produziram um documentário, onde desenvolveram a criatividade e usufruíram batente de ferramentas tecnológicas, fazendo entrevistas, tele jornais dentre outros meios que permitiram discutir os temas com os demais colegas e compartilhar suas produções nas redes sociais, expandido os resultados positivos da atividade. 

Essa experiência foi compartilhada através do oferecimento de um minicurso no IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB e da apresentação em banner de um dos alunos que relatou a elaboração dos documentários utilizando ferramentas tecnológicas nas aulas de Geografia. 

bottom of page